Materiais foram devolvidos por 799 produtores rurais, durante a realização do Recebimento Itinerante (RI) promovido por instituições parceiras
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), comemora o resultado do Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, que contabilizou 25 toneladas devolvidas entre os meses de abril e junho, em 18 municípios, beneficiando 799 pequenos e médios produtores rurais de todas as regiões do Estado. Para este ano, foi estabelecida a meta de 31 edições, o calendário dos 13 municípios restantes será divulgado no segundo semestre.
Os RIs visam facilitar o acesso dos pequenos e médios produtores rurais a pontos estratégicos de devolução desses passivos, além de promover a consciência ambiental. “A ação retira as embalagens em desuso do campo para evitar a contaminação de pessoas, animais e do meio ambiente, priorizando a produção com sustentabilidade, uma vez que essas embalagens serão avaliadas e posteriormente podendo ser recicladas transformando-as em canos, tubos, entre outros”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.
O projeto de RIs é de iniciativa do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), com o apoio da Adapec; da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia); da Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria); da Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato) e da Associação Aciart (Imperatriz-MA). Além disso, teve o apoio de prefeituras locais.
Municípios que contaram com RI nesta primeira etapa foram: Araguatins, Aguiarnópolis, Axixá, Buriti, Augustinópolis, Tocantinópolis, Palmeiras, Sítio Novo, São Miguel, Itaguatins, Almas, Paraíso, Divinópolis, Pium, Palmeirópolis, Paranã, Miranorte e Bernardo Sayão.
Quando devolver as embalagens?
De acordo com a legislação, após a compra do defensivo agrícola, o produtor tem o prazo de um ano para realizar a devolução das embalagens vazias, no local indicado na nota fiscal do produto, podendo se estender por mais seis meses, caso o produto não tenha sido utilizado na sua totalidade. A Adapec orienta que o comprovante de devolução seja guardado pelo produtor por dois anos na propriedade rural, pois, em caso de fiscalização, eles deverão ser apresentados.
Onde devolver as embalagens vazias de agrotóxicos?
O Estado conta ainda com locais fixos para receber as embalagens vazias de defensivos agrícolas, duas centrais que estão localizadas nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis; e mais quatro postos, nos municípios de Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Lagoa da Confusão.