quarta-feira, novembro 20
Shadow

Secult e UFT iniciam execução de projeto para documentar e preservar tradições culturais de Monte do Carmo

Dossiê trará um estudo sobre as Taieiras e os Congos do município

Nesta terça-feira, 10, a Secretaria da Cultura (Secult), representada pela gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Alline Alves, e pela servidora Mayra Cabral, esteve no município de Monte do Carmo com professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e com a gestão municipal para tratar da pesquisa “Dossiê – Taieiras e Congos de Monte do Carmo”. A reunião contou com a presença do secretário da Cultura e Turismo do município, Amilton Carvalho, e dos docentes da UFT Noeci Carvalho Messias, Renata Ferreira e Ricardo Malveira.

A pauta central do encontro foi o andamento do projeto, resultado de uma cooperação técnica entre a Secult e a Universidade, e coordenado pela professora Noeci, com a colaboração de Renata e Ricardo. A iniciativa tem como foco produzir e sistematizar conhecimentos sobre essas manifestações culturais e tradicionais [congos e taieiras] e prevê a realização de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. O trabalho envolverá a coleta de dados e áudios, bem como a captura de materiais fotográficos e audiovisuais. Conforme o plano base, o grupo de pesquisadores também tem como objetivo a apresentação de um dossiê etnográfico e um documentário sobre essas expressões históricas e culturais da região de Monte do Carmo.

A gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Alline Alves, expressou sua satisfação com a parceria entre a Secretaria da Cultura e a UFT. “Sabemos que essa pesquisa está sendo conduzida no momento certo e com as pessoas certas, e temos a certeza de que o resultado será excelente. A energia aqui hoje é incrível. Eu realmente estou sentindo algo muito positivo. Parabenizo a todos vocês por estarem contribuindo de forma tão dedicada”, disse durante a reunião.

Ao pontuar que a iniciativa vai além do registro das tradições, a coordenadora do projeto, Noeci Carvalho, destacou que o dossiê ajudará na visibilidade e preservação de uma parte da cultura do município. “A participação da comunidade é fundamental, pois a pesquisa não pode ser realizada sem o envolvimento da população. Daí a importância dessa reunião”, enfatizou a professora, que também explicou que projetos como esse abrem um leque para futuras políticas públicas voltadas à valorização da cultura local.

Parcerias

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) firmaram um convênio no dia 9 de agosto, com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), para o desenvolvimento do Projeto “Dossiê Taieiras e Congos de Monte do Carmo”. O acordo tem como objetivo a produção de um dossiê e um documentário de 15 minutos para registrar e preservar essas expressões culturais.

A iniciativa tem como foco produzir e sistematizar conhecimentos sobre Congos e Taieiras, além de realizar de pesquisas bibliográficas, documentais e de campo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *