A turnê começa no Teatro Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins.
Na busca por celebrar a força ancestral feminina, o espetáculo teatral “Mulheres que correm em nossas veias” é um dos contemplados pelo edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, com o valor de R$ 35.000,00. A turnê começa nesta segunda-feira (27), no Teatro Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins, às 14 horas, com entrada gratuita.
O projeto é de autoria da diretora Bárbara Tavares, com a atriz Raiane Oliveira no papel principal. A história gira em torno de uma jovem estudante de artes dramáticas em busca de autoconhecimento que, ao longo de sua jornada, encontra diversas mulheres inspiradoras, como uma artesã de capim-dourado (Durvalina Souza), uma bailarina de dança contemporânea (Renata Souza), uma artista plástica (Marina Boaventura) e uma atriz (Cleuda Milhomem).
Com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o espetáculo também será apresentado em Miracema, Porto Nacional, Gurupi e Palmas. Após cada apresentação, o projeto ainda quer fomentar debates sobre o papel das mulheres artistas no Tocantins e no mundo.
“Nós temos mulheres muito importantes que são invisibilizadas e apagadas no panorama da história, então esse espetáculo tem o objetivo de dar visibilidade para as mulheres e de discutir o papel e lugar das mulheres na arte”, diz a diretora do espetáculo Bárbara Tavares.
Sobre a proponente
Natural do Rio de Janeiro e residente em Palmas desde 2013, Bárbara Tavares é professora de teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutora em Artes pela Unesp – SP, mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO-RJ e graduada em Interpretação Teatral pela UnB – Brasília. Desenvolve pesquisas e projetos na área do Ensino de Teatro com ênfase em Direção Encenação; Teatro Feminista; Autobiografia na formação de artistas e professores; Relações entre Teatro, Cinema, Televisão e Literatura.
Ficha Técnica
Atuação: Raiane Oliveira
Direção: Bárbara Tavares
Dramaturgismo: Daniele Ávila Small, Juliana Veloso e Raiane Oliveira
Cenografia: Bárbara Tavares, Fernanda Rodrigues e Raiane Oliveira
Figurinos: Raiane Oliveira, Bárbara Tavares e Johnsonn Moraes
Operação de Luz: Arthur Paião
Operação de Som: Renato TohNuki
Operação de Projeção: Bárbara Tavares
Intérprete de Libras: Venícios Cassiano
Fotografias: Graciele Arsego e Mateus Gioveli
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu
Produção: Carla Lisboa/Amuleto Produtora
Crédito das fotos: Graciele Arsego/ Divulgação