terça-feira, junho 11
Shadow

Mulheres que correm em nossas veias: espetáculo teatral destaca a ancestralidade feminina

A turnê começa no Teatro Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins.

Na busca por celebrar a força ancestral feminina, o espetáculo teatral “Mulheres que correm em nossas veias” é um dos contemplados pelo edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, com o valor de R$ 35.000,00. A turnê começa nesta segunda-feira (27), no Teatro Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins, às 14 horas, com entrada gratuita.

O projeto é de autoria da diretora Bárbara Tavares, com a atriz Raiane Oliveira no papel principal. A história gira em torno de uma jovem estudante de artes dramáticas em busca de autoconhecimento que, ao longo de sua jornada, encontra diversas mulheres inspiradoras, como uma artesã de capim-dourado (Durvalina Souza), uma bailarina de dança contemporânea (Renata Souza), uma artista plástica (Marina Boaventura) e uma atriz (Cleuda Milhomem).

Com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o espetáculo também será apresentado em Miracema, Porto Nacional, Gurupi e Palmas. Após cada apresentação, o projeto ainda quer fomentar debates sobre o papel das mulheres artistas no Tocantins e no mundo.

“Nós temos mulheres muito importantes que são invisibilizadas e apagadas no panorama da história, então esse espetáculo tem o objetivo de dar visibilidade para as mulheres e de discutir o papel e lugar das mulheres na arte”, diz a diretora do espetáculo Bárbara Tavares.

Sobre a proponente

Natural do Rio de Janeiro e residente em Palmas desde 2013, Bárbara Tavares é professora de teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutora em Artes pela Unesp – SP, mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO-RJ e graduada em Interpretação Teatral pela UnB – Brasília. Desenvolve pesquisas e projetos na área do Ensino de Teatro com ênfase em Direção Encenação; Teatro Feminista; Autobiografia na formação de artistas e professores; Relações entre Teatro, Cinema, Televisão e Literatura.

Ficha Técnica

Atuação: Raiane Oliveira

Direção: Bárbara Tavares

Dramaturgismo: Daniele Ávila Small, Juliana Veloso e Raiane Oliveira

Cenografia: Bárbara Tavares, Fernanda Rodrigues e Raiane Oliveira

Figurinos: Raiane Oliveira, Bárbara Tavares e Johnsonn Moraes

Operação de Luz: Arthur Paião

Operação de Som: Renato TohNuki

Operação de Projeção: Bárbara Tavares

Intérprete de Libras: Venícios Cassiano

Fotografias: Graciele Arsego e Mateus Gioveli

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Produção: Carla Lisboa/Amuleto Produtora

Crédito das fotos: Graciele Arsego/ Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *